Se você está planejando engravidar, é natural se perguntar: quais são as chances de engravidar naturalmente em um ciclo menstrual? A resposta depende de diversos fatores como idade, saúde reprodutiva e tempo de tentativas.
De maneira geral, um casal jovem e saudável tem cerca de 20% a 25% de chance de engravidar a cada ciclo menstrual.
Ou seja, mesmo com relações sexuais no período fértil, a maioria dos casais não engravida no primeiro mês de tentativas, e isso é completamente normal.
Navegue para saber mais sobre quando é a hora de procurar uma clínica de reprodução humana para engravidar?
O que é o período fértil?
O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que ocorre a ovulação, ou seja, a liberação de um óvulo pelo ovário. Se esse óvulo for fecundado por um espermatozoide, pode acontecer a gravidez.
O corpo da mulher passa por mudanças hormonais que preparam o útero para receber um embrião. Esse processo acontece, em média, uma vez por mês.
Em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação costuma ocorrer por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia da menstruação.
A idade da mulher é um dos fatores que mais impactam as chances por ciclo, e partir dos 35 anos, ocorre uma queda mais acentuada na qualidade e quantidade dos óvulos, o que reduz a taxa de fecundação.
E quando a gravidez não vem?
Você está tentando engravidar há algum tempo e ainda não conseguiu? Ou talvez tenha adiado a maternidade e agora sente que precisa de apoio especializado? Entender quando procurar uma clínica de reprodução humana pode fazer toda a diferença se você deseja ter filhos.
Fatores que indicam a hora de procurar ajuda:
1. Idade e fertilidade
A fertilidade feminina começa a declinar após os 35 anos. A queda na qualidade e quantidade dos óvulos pode dificultar a gestação. Se você tem mais de 35 anos e deseja engravidar, é indicado procurar avaliação após 6 meses de tentativas sem sucesso.
2. Fertilidade masculina
Apesar de ser menos falada, a fertilidade masculina também diminui com a idade. A partir dos 40 anos, pode haver redução na mobilidade e na qualidade dos espermatozoides.
3. Tentativas sem sucesso
Casais com menos de 35 anos que estão tentando há mais de 12 meses sem sucesso já podem ser considerados com potencial diagnóstico de infertilidade. A recomendação médica é não esperar além desse período para buscar auxílio.
4. Casais homoafetivos ou mães solo (maternidade independente)
Nessas situações, a gestação depende de técnicas de reprodução assistida como:
- Inseminação artificial
- Fertilização in vitro
- Banco de sêmen ou de óvulos
Para esses pacientes, a clínica de reprodução humana é o primeiro passo para realizar o sonho da maternidade ou paternidade.
Fatores que influenciam as chances por ciclo
Além da idade, outros fatores também impactam a fertilidade:
- Ciclos irregulares (dificultam identificar o período fértil)
- Endometriose
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP)
- Alterações no sêmen e qualidade seminal
- Estilo de vida: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo
- Estresse crônico e falta de sono
Manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada, atividade física regular e controle emocional, pode fazer diferença nas tentativas naturais.
Como aumentar as chances de engravidar naturalmente?
– Mantenha relações sexuais em dias alternados durante o período fértil
– Evite estresse, que pode afetar a ovulação
– Durma bem e alimente-se de forma equilibrada
– Não utilize lubrificantes que interfiram na mobilidade dos espermatozoides
Muito além da medicina: Sua Jornada deve ser única!
Engravidar é um desejo profundamente humano. Para muitas pessoas, essa jornada envolve sonhos, expectativas, frustrações e inseguranças. Por isso, uma clínica de reprodução humana não deve ser apenas um local de diagnóstico e tratamento, ela deve ser também um espaço de escuta, empatia e acolhimento.
Você deve procurar um especialista capacitado para realizar a avaliação da sua fertilidade com segurança, cuidado e acolhimento. Sua clínica de escolha deve zelar pelo cuidado e atenção com cada paciente.
Durante o tratamento, cada etapa é explicada com clareza e respeito, respeitando o tempo e a história de cada paciente. Afinal, cada paciente que chega à clínica carrega uma jornada única, que merece atenção individualizada.
Tenha a melhor experiência ao longo de todas as etapas da sua jornada.
O que é o InVentre Care?
Pioneiro no Brasil, o InVentre Care foi criado pela InVentre, com o objetivo de transformar positivamente a experiência dos pacientes que estão em tratamentos para infertilidade e reprodução assistida no país.
Desenhamos uma jornada completa composta por 30 passos objetivos. Você contará com suporte próximo e todo o apoio de uma equipe de profissionais de todas as áreas envolvidas.
Nossa equipe desenvolveu o programa para potencializar os resultados dos tratamentos oferecidos, fazendo com que você esteja um passo de cada vez mais perto de realizar o seu sonho.
Dúvidas frequentes sobre como saber se é a hora de procurar uma clínica de reprodução humana:
1. Posso congelar meus óvulos antes de tentar engravidar?
Você deve congelar. Afinal, Tempo é Óvulo!
O congelamento é indicado principalmente para quem deseja adiar a maternidade, mas se preocupa com seu planejamento reprodutivo.
2. Homens também precisam passar por avaliação?
Com certeza! Os fatores masculinos são responsáveis por até 40% dos casos de infertilidade.
3. A reprodução assistida garante 100% de sucesso?
Infelizmente, não. Mas quanto antes o casal buscar ajuda no tempo certo, maiores são as chances de sucesso.
A clínica só atende casais com infertilidade?
Não. Qualquer pessoa que deseja engravidar com o apoio de um especialista pode ser atendida, incluindo mães solo e casais homoafetivos.


