A causa mais comum da infertilidade masculina, a varicocele, consiste na dilatação anormal das veias dos testículos. O aumento na temperatura dos testículos (onde os espermatozoides são produzidos) causada pela varicocele interfere diretamente na qualidade e produção dos espermatozoides.
Os casos de graus II e III são os principais responsáveis em gerar infertilidade masculina.
A insuficiência dessas veias ou, em alguns casos, completa ausência, resulta em disfunção que pode provocar:
A varicocele pode ser hereditária e, em sua maioria, são casos assintomáticos, tornando fundamental as consultas periódicas com um especialista urologista para prevenção e tratamento adequado da condição.
Homens com varicocele tem mais chance de ter varizes nas pernas ou no intestino.
O diagnóstico da varicocele pode ser feito através de exame físico realizado por um urologista. Geralmente o exame é realizado com o paciente em pé, onde realiza-se a manobra de Valsalva (técnica onde se prende a respiração, segurando o nariz com os dedos, forçando a saída de ar com pressão), possibilitando a palpação e visualização das veias dilatadas.
Complementar ao exame físico, o ultrassom com doppler é um exame que auxilia o diagnóstico da doença.
Em alguns casos, solicita-se uma biópsia dos testículos para identificar a causa da infertilidade.
O tratamento para varicocele pode ser medicamentoso, dependendo da causa e grau de acometimento dos testículos, ou cirúrgico, para interrupção do fluxo de sangue das veias dilatadas.
O tratamento mais comum, e indicado na atualidade, é o procedimento denominado microcirurgia subinguinal. Ele é realizado sob efeitos de anestesia raquidiana ou geral, então, com o auxílio de um microscópio especial, são identificados os vasos comprometidos e os saudáveis.
O objetivo é o redirecionamento do fluxo de sangue para as passagens sadias, retornando ao paciente a qualidade dos espermatozóides naturalmente nos meses seguintes. Um acompanhamento com espermograma costuma ser realizado para garantir a normalidade dos gametas.
Em casos que são se considere uma chance satisfatória, o casal que deseja preservação da fertilidade costuma ser encaminhado diretamente ao processo de Fertilização In Vitro (FIV).